top of page

Como podemos aprender?

  • Foto do escritor: Carol Zanoni
    Carol Zanoni
  • 13 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Aprender é um processo que pode ser feito de várias formas! Existem basicamente três formas de aprender algo: estudando de forma autodidata, aprendendo por tentativa e erro, ou aprendendo com a experiência de quem já passou por isso. Cada forma de aprendizado tem suas vantagens e desvantagens, e cabe ao indivíduo escolher a que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos.


O estudo autodidata é uma forma de aprendizado em que você é responsável por seu próprio aprendizado, sem a ajuda de um professor ou instrutor. Essa abordagem pode ser útil para pessoas que não têm acesso a recursos educacionais tradicionais ou que preferem aprender em seu próprio ritmo. No entanto, essa abordagem pode ser menos eficaz para aprender habilidades complexas ou novos conceitos. Porém eu uso bastante esse recurso para estudar assuntos gerais e sobre os quais tenho curiosidade ( que são os mais diversos)

Aprender por tentativa e erro é outra forma de aprendizado, em que você aprende por meio da prática, errando e corrigindo seus erros até encontrar a solução correta. Essa abordagem pode ser útil para aprender a resolver problemas complexos ou desenvolver habilidades práticas. No entanto, essa abordagem pode ser demorada e frustrante algumas vezes, especialmente quando você não tem as ferramentas ou recursos necessários para corrigir seus erros.


Aprender com a experiência de outras pessoas é outra forma de aprendizado, em que você aprende com aqueles que já passaram pela mesma situação ou aprenderam a habilidade antes. Essa abordagem pode ser útil para aprender habilidades práticas ou obter informações valiosas sobre uma determinada carreira ou campo de estudo . Na Mentoria Desenvolva você aprende comigo que tenho a experiência, e também alinho com o conhecimento teórico.


O processo de aprendizado pode ser desafiador, mas é necessário para o desenvolvimento pessoal e profissional. É importante experimentar diferentes formas de aprendizado para encontrar aquela que mais se adequa às suas necessidades e objetivos. Não existe uma forma certa ou errada de aprender, mas sim aquela que funciona melhor para cada um.


E você, qual forma de aprendizado pratica mais? Compartilhe conosco nos comentários!


Por Profa Carol Zanoni

 
 
 

Comments


bottom of page