top of page

Como decidir as prioridades sem travar?

  • Foto do escritor: Carol Zanoni
    Carol Zanoni
  • 25 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Tem momentos que estamos com tantas coisas para fazer, a caixa de e-mails está lotada, um colega precisa desesperadamente da sua ajuda em alguma coisa, cliente mandando WhatsApp, sem falar da vida pessoal e da pilha de roupa suja esperando por você em casa.


Tudo parece prioridade, seu cérebro trava e a ansiedade começa a tomar conta e fica difícil dar conta de qualquer coisa e você paralisa.


Acalma o coraçãozinho , tenho boas notícias!


Existem ferramentas práticas para se tomar decisões , e que já são utilizadas há meio século! Quem teve uma ideia genial , foi o mestre da produtividade e que era um cara bastante ocupado: Dwight Eisenhower, o 34º Presidente Americano e que agora vai nos ajudar!


A matriz de Eisenhower


A matriz de Eisenhower é um jeito fácil de definir como priorizar suas tarefas de modo que as mais importantes não sejam deixadas de lado pelas que aparecem de repente ou que são urgentes.


“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.”
Dwight Eisenhower, 34º Presidente Americano

Também conhecida como Matriz de Gerenciamento do Tempo, ela consiste em 4 quadrantes, nos quais devemos distribuir nossas tarefas pendentes, de acordo com as seguintes categorias:


  • importante e urgente;

  • importante e não urgente;

  • não importante e urgente;

  • não importante e não urgente.


ree

Mas como vou saber a diferença sobre o que é importante e o que é urgente?

  • tarefas importantes: são aquelas cujos resultados impactam diretamente, fazem a diferença, necessário organizar para não virarem urgentes. Exemplo: ir ao médico, fazer um curso,

  • tarefas urgentes: costumam ter um prazo definido e exigem atenção imediata. Se não receberem o devido foco o quanto antes, pode haver consequências indesejáveis. Exemplo: levar o carro estragado ao mecânico, entregar o relatório.


Mais algumas dicas de como pode organizar a sua matriz:


1 – Liste as suas atividades

Com todas as atividades que precisam ser realizadas escritas em um papel, fica mais simples identificar as mais urgentes e importantes. Faça uma avaliação individual de cada tarefa e coloque em um quadrante específico.


2 – Não se ocupe demais

Cada quadrante deve ter um limite de atividades, isto é, não sobrecarregue um dos quadrantes. Subestimamos muitas vezes o tempo que temos para executar cada tarefa e sobrecarregamos. Lembre-se de estar ocupada, não significa estar sendo produtiva. E com o tempo começará a organizar com mais antecedência e ficará mais fácil.


3 – Tente focar


Quando estiver executando as atividades urgentes e importantes, tente evitar distrações. Quanto mais você se distrair durante a execução das atividades, mais tempo irá levar para mudar de quadrante. Ao identificar que tem algo que te distrai das suas atividades, seja firme para se manter focado no que realmente importa no momento.


4 – Reconheça seus feitos

A produtividade é fomentada pela própria produtividade, ou seja, quanto mais você faz, mais se sente motivada e consequentemente terá mais tempo para fazer o que quiser!



Vou deixar aqui uma sugestão de vídeo complementar sobre produtividade.







Deixe nos comentários? Você já utilizou essa ferramenta?


Precisando de mais dicas e ajuda para organizar a sua produtividade, marque uma consultoria comigo! vem! :)







Comments


bottom of page