top of page

Você já notou que não paramos mais para pensar?

  • Foto do escritor: Carol Zanoni
    Carol Zanoni
  • 22 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Imagine a seguinte cena: Um homem com roupa do século XIX no estilo do seriado Bridgerton, em um momento de reflexão admirando a natureza e escrevendo em seu diário. Há relatos de que essa cena era bastante comum antigamente, quando as pessoas passavam horas pensando, analisando, desenvolvendo hipóteses, e desses esforços mentais surgiam descobertas incríveis e teorias que ainda são estudadas hoje.


Corta para 2024, na nossa realidade atual, estamos constantemente ocupados, até mesmo em nossos momentos de descanso nos entorpecemos com streaming, celular e até vícios que parecem inofensivos, como leituras e atividades físicas excessivas, entre outros. Isso levanta uma questão: quanto tempo faz desde que você simplesmente não fez nada, apenas parou para pensar?


Cada segundo do nosso tempo está sendo ocupado por algo, tomamos decisões e, consequentemente, nos sentimos sobrecarregadas, o que leva ao fenômeno psicológico chamado esgotamento do ego.


"A expressão 'esgotamento do ego' se refere ao estado de diminuição dos poderes da autorregulação decorrente de um esforço prévio" (Baumeister, Bratslasky, Muraven & Tice, 1998).

Ou seja, como consequência do esgotamento do ego, acabamos tomando mais decisões automáticas e por impulso. Como resultado, não encontramos novas soluções, não conseguimos atingir nossos objetivos e até mesmo concluímos que não somos capazes de realizar algo. Podemos estar tão cansados para tomar decisões que acabamos aceitando os pensamentos dos outros, aceitamos soluções prontas, caímos em golpes e compramos estilos de vida que não são os nossos.


Apresento essa reflexão para convidá-la a criar espaços de tempo para que você possa simplesmente parar e pensar. No começo, pode ser desconfortável, talvez você sinta que está perdendo tempo, que não está sendo produtiva. Será uma avalanche de pensamentos até que você se acostume a não estar sendo super estimulada com informações o tempo todo.


Parar para pensar é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Ao fazer isso, você será capaz de encontrar soluções inovadoras para sua carreira, empresa e para sua vida. Nestes momentos, tenha papel e caneta para anotar suas ideias, reflexões, opiniões e sentimentos, como se fosse um diário; você terá um material poderoso para consultar. Ter a habilidade de pensar criticamente proporcionará a você opções de escolha, onde não simplesmente seguirá influenciadores ou o que outras pessoas determinaram para você; você tomará suas próprias decisões, o que é libertador.


Sei que a vida é corrida, entendo que parar para pensar pode parecer uma utopia nos tempos atuais, mas também viver correndo, sem parar para pensar se está indo na direção certa, não parece ser a escolha mais assertiva.


Profa Caroline Zanoni

Conheça o Método Desenvolva


Bibliografia:


Baumeister, R. F., Bratslasky, E., Muraven, M., & Tice, D. M. (1998). Ego depletion: Is the active self a limited resource? Journal of Personality and Social Psychology, 74(5), 1252-1265.


Como escrever boas notas: Uma técnica simples para melhorar a escrita, o aprendizado e o raciocínio Capa comum – 19 junho 2023 por Sönke Ahrens (Autor), Thomaz Perroni (Editor), Jonathas Ramos de Castro (Tradutor)


Comentários


bottom of page