top of page

A Importância das Emoções para Empreender

  • Foto do escritor: Carol Zanoni
    Carol Zanoni
  • 24 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Porque para empreendermos temos que ser livres de emoções e estar bem o tempo todo? Parar de sentir seria como parar de pensar. É que muitas vezes as nossas emoções nos assustam.


Então, aprendemos a suprimir até os sinais mais urgentes vindos do nosso interior. E isso nos entorpece. E por não sermos capazes de nomear também não conseguimos expressar o que sentimos e as pessoas ao nosso redor também não nos entendem. O ideal é que as nossas emoções trabalhem a nosso favor e não contra nós. Acabamos gastando muito dinheiro para lidar com as consequências do esforço de não sabermos lidar com as nossas emoções, do que tentar entender e prevenir. São habilidades que podem ser testadas e desenvolvidas por pessoas de todas as idades.


A Permissão para Sentir


Se pudermos aprender a identificar, expressar e controlar nossos sentimentos, mesmo os mais desafiadores, poderemos usar essas emoções para nos ajudar a criar vidas positivas e satisfatórias. O instinto de nos protegermos esconde as nossas vulnerabilidades, e isso é natural. Assim, perdemos cada vez mais a capacidade de falar sobre a nossa vida emocional. O estado emocional é um dos aspectos mais importantes de nossa vida. A vida é saturada de emoções: tristeza, decepção, ansiedade, irritação, entusiasmo, e até tranquilidade. Até 1980, os psicólogos viam as emoções como ruídos estranhos que atrapalhavam a nossa vida profissional. Mas, quando ignoramos nossos sentimentos ou os suprimimos, eles se tornam mais fortes.


A Importância das Emoções para o Empreendedorismo


As emoções afetam a atenção e a memória, que juntas determinam nossa capacidade de aprender e sermos criativas. E todas as emoções são importantes.


Emoções diferentes atendem a propósitos diferentes, até mesmo emoções negativas têm um papel no aprendizado: ajudam a estreitar e a dar foco à nossa atenção. É a tristeza e não a felicidade que nos ajuda a resolver um problema difícil.


Emoções positivas estão associadas em geral a secreção de dopamina, serotonina e outros neuroquímicos agradáveis, que influenciam o pensamento e o comportamento. E nos ajudam a colocar em ação nossas ideias.


Sendo assim...


As emoções são informações valiosas que não devem ser ignoradas ou negadas. Aprender a identificar, expressar e controlar nossos sentimentos nos ajuda a criar vidas mais positivas e satisfatórias. Precisamos cada vez mais aprender habilidades emocionais, e as empresas deveriam valorizar não somente habilidades técnicas, mas também habilidades emocionais pessoais e coletivas. As emoções afetam a nossa atenção, memória, tomada de decisão, relações sociais, saúde, criatividade e desempenho. Portanto, é importante aprender a lidar com as nossas emoções para termos uma vida mais plena e feliz. Como disse Platão, "Todo aprendizado tem uma base emocional".



ree

Bibliografia: Permissão para sentir: Como compreender nossas emoções e usá-las com sabedoria para viver com equilíbrio e bem-estar.

por Marc Brackett



Comments


bottom of page